terça-feira, 9 de outubro de 2012

Biografia do Bispo Raimundo Nonato


Em 15 de dezembro de 1963, em Monção/Ma, nasceu Raimundo Nonato de Souza Melônio. Seus pais, Estevam Silva Melônio e Genoveva Alves de Souza Melônio, receberam-no como o segundo de oito irmãos. Seus Progenitores procuraram educá-lo de forma equilibrada, por isso foram firmes em sua criação, o que proporcionou a ele um caráter solidificado.  
Casou-se em 1996, com Vivalda Vanzeler Melônio, natural de Breves/Pa, tem nove filhos – Márcio, Diene, Gena, Dilene, Max, Max Ney, Aline, Geovane, Camili Vanzeler Melônio, juntos formaram uma família sacerdotal, que com muita dedicação tem propagado o evangelho transformador de Jesus de Nazaré no estado do Amapá, especificamente no bairro Infraero II e adjacências, local de sua morada.
Mudou-se juntamente com sua família para o Amapá/Ap em 1992, logo que chegou na cidade se instalou no bairro do Buritizal - morando de aluguel - e passou muita dificuldade até se adaptar na cidade de Macapá. Todavia, a mão poderosa do Senhor estava sobre ele e nunca o desamparou, e assim como um oleiro, Deus foi moldando o vaso Raimundo Nonato, a fim de prepará-lo para o serviço ministerial do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Entregou sua vida a Jesus em 1992, fato este que mudou sua vida. Porém, como todo o Cristão recém convertido, o inicio não é nada fácil, pois sofreu as investidas do Maligno (inimigo de nossas almas), bem como, inúmeras perseguições dos amigos e até mesmo dos próprios familiares. Mesmo, após a conversão a peleja não foi nada fácil, ainda prevalecia na família dificuldade financeira, falta de uma alimentação saudável, filhos enfermos.  
No entanto, após morar de aluguel a família Melônio, recebeu uma casa na área de ressaca doada pelo irmão da senhora Vivalda, localizada no “rabo da gata”, próximo da Feira do Agricultor no Buritizal.
Seis anos mais tarde se mudou para a Zona Norte da cidade de Macapá, nesta localidade resolve abrir um negócio, talvez sonhasse em ter uma vida tranqüila, ganhar dinheiro para sustentar a família. Porém, foi o período que mais se distanciou da presença do Senhor. Sentiu-se capaz de conduzir a sua vida sem contar com a ajuda do Todo Poderoso, então deixou de orar, não fazia caso de ler a Palavra de Deus e assim foi ficando vulnerável, esfriando o amor de Deus no seu coração. Então, começou a tomar bebida alcoólica.
  De 1998 a 2001, esteve distante da presença do Senhor, freqüentava e até mesmo ajudava, tocando violão aos domingos no ministério de louvor da Igreja Batista Independente, mas sentia que algo deveria mudar, pois mesmo freqüentando a igreja não conseguia se firmar na Obra do Senhor Jesus, constantemente tinha as suas crises e estava cheio de problemas na sua residência.
Posteriormente a esse período, especificamente em 2002, e principalmente, mais dedicado ao Reino de Deus, esteve a auxiliando a IGREJA JESUS É VIDA, onde teve o privilegio de construir a igreja, juntamente com o Pastor, mas Deus estava cobrando-o que ele precisava iniciar seu próprio ministério. Todavia, após concluir o término do templo, resolveu sair e passar a responsabilidade da Igreja ao Pastor Presidente e rumou para o Infraero I, para freqüentar a Assembléia de Deus Pentecostal Missionária, onde não permaneceu por muito tempo.
Segundo sua Esposa a Pastora Vivalda Vanzeler Melônio “tudo isso acontecia porque ele não queria assumir a liderança de uma igreja”.  Pois, o que Deus queria era mais compromisso, e principalmente, que ele não fosse somente um membro (esquentador de banco) mais sim um discípulo e tomasse a frente de uma Obra Missionária. Contudo, semelhantemente, como alguns líderes bíblicos como o Hebreu Moisés que se dirigiu ao Deus “Eu Sou” e disse que não sabia falar (Ex 4: 10) e o Profeta Jonas que desobedeceu a Deus e desviou o caminho se dirigindo a Cidade de Társis em vez de Ninive (Jn 1:3). Assim, foi com Raimundo Nonato, ele ainda resistiu para reconhecer o propósito de Deus para sua vida e ministério.
Nesse mesmo período cursou dois cursos de Teologia Básica. Raimundo Nonato tem Ensino Médio incompleto e recebeu a chamada ministerial para apascentar um rebanho de fieis.
Anos se passaram e Deus proporcionou a Raimundo Nonato de Souza Melônio, juntamente com sua família o privilegio de Pastorear uma igreja, no bairro Infraero II, cuja esta foi fundada em 06 de maio de 2006, numa humilde residência de madeira em companhia da família do Pastor Francisco Alves, Ana Zila Furtado Maciel, Antonia Quadros e mais alguns visitantes que se deslocaram até aquela incipiente casa de oração, com a intenção de receber as ricas benções de Deus. Deste modo, se configurou a obra do Senhor na vida do servo de Deus.
Mas, a palavra de Deus nos ensina que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm. 8. 28). Nesse sentido, seis anos se passaram e a igreja começou a crescer muitos aqui se converteram e tantos outros para cá vieram, famílias vieram de outros estados, somaram esforços para expandir a Obra Evangelística, o povo de Deus, que se formou aqui tomou todos os trabalhos como desafio e não mediu esforços, se lançando a praticar os ensinamentos do Senhor e Salvador Jesus Cristo que é: de ir pelas nações e fazer discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário